sexta-feira, 27 de abril de 2012

PAVILHÃO DO DRAGÃO

SAA foi convidada a elaborar o projeto do Pavilhão Comemorativo dos 200 Anos da Imigração Chinesa ao Brasil

PAVILHÃO DO DRAGÃO – EM COMEMORAÇÃO AOS 200 ANOS DA IMIGRAÇÃO CHINESA AO BRASIL
SHIEH ARQUITETOS ASSOCIADOS (SÃO PAULO SP)

Agradecemos o convite para participarmos de mais um importante projeto para a Comunidade Chinesa no Brasil: o Pavilhão em Comemoração aos 200 Anos da Imigração Chinesa ao Brasil.

Partimos do entendimento da arquitetura contemporânea na China – importantes prédios públicos como os dos Jogos Olimpícos, CCTV, Teatro Nacional, etc todos com formas bastante inovadoras e distantes da arquitetura do passado.

Por isso, no projeto brasileiro quisemos evitar a simples criação de um mini-pagode, no estilo de uma ou outra dinastia chinesa, transplantado para o século XXI e ainda em um parque público do outro lado do mundo.  Seria a criação de uma colagem fora de época e fora de contexto.

Ao invés disso, buscamos a essência de elementos da cultura chinesa que poderiam ser abraçados em um projeto moderno e inovador.  Destacamos 3 desses elementos: a tradicional planta octogonal “pa kua” com origem no yin-yang, os tradicionais pátios formados por construções envolventes, e a cultura da dança do dragão como a celebração mais festiva.

Por estes motivos, nosso projeto para comemorar os 200 anos da Imigração Chinesa ao Brasil foca em criar um “Pavilhão do Dragão”, cujo “corpo” envolve um pátio de forma octogonal “pa kua” e culmina em uma “cabeça do dragão”.  O projeto faz referência ainda, à coincidência dos 200 anos da Imigração ao Ano do Dragão no Horóscopo Chinês.

Os visitantes do Parque Villa-Lobos terão a oportunidade de visitar o Pavilhão do Dragão da seguinte forma: subirão uma suave rampa que os conduzirá até o interior do pavilhão, 3 metros acima do solo – justamente um mirante com vistas ao parque enquanto conhecem a história da imigração chinesa ao Brasil.

O percurso de subida e descida à essas rampas que descrevem o octógono do “pa kua” são suaves o bastante para que uma pessoa portadora de deficiência física (cadeirante) possa acessar com tranquilidade.  A idéia é que esse percurso seja alongado e meditativo, justamente como uma longa jornada de imigração à outro lado do mundo – e à uma cultura muito distante.  Ao percorrer essas segmentadas rampas, os visitantes serão convidados à ver o parque por ângulos inéditos passo a passo, à medida que os olhos mudam constantemente de direção e de altura.

O pátio central de formato octogonal, envolvido pelo “dragão”, poderá ser arena para eventos festivos, como a comemoração do ano-novo chinês.  A platéia terá visão privilegiada através das rampas.

O foco do projeto é traduzir a essência da cultura chinesa sem perder a oportunidade de promover uma arquitetura inovadora e coerente com o lugar, onde os visitantes possam conhecer mais sobre à Imigração Chinesa ao Brasil ao mesmo tempo que desfrutam do Pavilhão do Dragão.







quarta-feira, 4 de abril de 2012